Tatuagem Masculina Maori – Entenda o Significado

by Amanda Ramos Posted on 6539 views 0 comments

Você está pensando em fazer uma tatuagem masculina Maori?

Então fica aqui nessa postagem que vou falar um pouquinho sobre a história, significado e mostrar alguns exemplos dessa arte milenar.

Os maoris são um povo originário da Nova Zelândia, também conhecidos por serem guerreiros temidos de seus inimigos e um costume deles em guerra era cortar a cabeça e guardar em urnas sagradas.

Outro costume deste povo eram as tatuagens. A primeira tatuagem maori era feita quando o jovem atingia a idade adulta. Os homens eram tatuados no rosto, pernas e bumbum, enquanto as mulheres no queixo, lábios, pescoço e costas. As tatuagens vinham como um merecimento e posição social em destaque. Quanto mais tatuagens tivesse, mais nobre era. Os desenhos costumavam representar as crenças e lendas dentro da tribo.

A tatuagem masculina maori original era feita com dentes de tubarões e talhadeiras e as tintas de produtos naturais como gordura de animal, resina, madeira e até de lagartos.

Mas esta época passou e a tradição da tatuagem continuou conforme o tempo. Nos anos 2000, graças ao tribal, o estilo começou a ganhar força e expandir além da Oceania e conquistou o mundo.

Cada desenho tem um significado único e especial, e pode representar um sentimento ou característica da pessoa tatuada. Quando um verdadeiro tatuador maori, conhecidos como tohunga ta moko, faz o desenho, ele provavelmente irá querer saber detalhes da sua vida, para assim fazer uma arte representativa para você dentro da cultura.

Tatuagem masculina Maori – Significado

Maori Tiki

tatuagem-masculina-maori-tiki

Também conhecido como máscara, possui o significado de deuses da tribo. Que são:

– Tui: Deus dos peixes

– Tiki-Tohua: Deus das aves

– Tiki-Kapakapa: Deus dos pássaros

– Tiki-Auaha: Deus dos homens

– Tiki-Whakaeaea: Deus do alimento

– Tiki-Mana: Deus da proteção

Moko

tatuagem-masculina-maori-moko

Tatuagem especifica feita no rosto da pessoa. Os traços identificam linhagem, posição social e familiar. Sendo assim a assinatura da pessoa tatuada.

Kowhaiwhai

tatuagem-masculina-maori-kowhaiwhai

Tradicional decoração, combinada de vários elementos, trazendo um significado único para cada desenho. Significando força na sua unidade.

Koru

tatuagem-masculina-maori-koru

Uma grande espiral, significa presente e passado, representando seus antepassados, retrata uma folha de samambaia ainda como broto, que é uma planta típica da Nova Zelândia. Para um novo recomeço do ciclo da vida, crescimento, renascimento, conexão com a terra.

Hei Matau

tatuagem-masculina-maori-hei-matau

O anzol, apesar de um desenho simples o significado é forte, pois os peixes compõem a alimentação da população. O significado é prosperidade, força, determinação e boa saúde.

Manaia

tatuagem-masculina-maori-manaia

É a figura antropológica que tem a cabeça de pássaro, corpo de homem e rabo de peixe. Conhecido por ser um guardião espiritual que protege o céu, o mar e a terra.

Hei Tiki

tatuagem-masculina-maori-hei-tiki

Talismã conhecido por trazer sorte e fertilidade, com a forma de um embrião humano. O significado deste símbolo é clareza, lealdade, sabedoria e perspicácia.

Ngaru

tatuagem-masculina-maori-ngaru

Representado por ondas, que eram formadas de acordo com o movimento das canoas. Simbolizam permanência e continuidade.

tatuagem-masculina-maori-varias

Pakati: O desenho imita pelos de um cão, representando para o guerreiro que possui sua coragem e força nas batalhas travadas.

Hikuaua: Imitando o rabo do peixe cavala, símbolo da região de Taranaki, que representa prosperidade.

Unaunahi: Padrão das escamas de peixe, principais atividades econômicas do país, que simboliza saúde e abundancia.

Ahu Ahu Mataroa: Com desenhos em listras, representa o talento atlético, conquistas e novos objetivos e desafios.

Taratarekae: São os dentes da baleia, que são recebidas dezenas de espécies todos os anos. Simboliza paciência e força.

Se interessou pelas tatuagens Maori?

Saiba que elas são muito além de uma simples tatuagem de adorno, para o povo tem um significado muito forte e especial. Para eles pessoas que não são descendentes, a tatuagem pode ter até um significado, mas não é considerada uma Ta Moko ou Puhoro, e sim Kiri Turi, que significa basicamente uma arte na pele.

Mas se mesmo assim você achar que a tatuagem significa algo para você, existe um estúdio da Nova Zelândia o Zealand Tattoo que faz um desenho único e exclusivo para você, preenchendo um formulário contando sua história, seus dados pessoais, local que quer fazer a tatuagem, etc.

Assim você pode ter um desenho especial próximo do tradicional, mesmo à distância. Entregando para um bom tatuador que faça um trabalho Maori próximo a você.

Alguns famosos também aderiram ao estilo de tatuagem, como por exemplo:

The Rock

tatuagem-masculina-maori-the-rock

Ator e produtor americano Dwayne Johnson, foi até o Havaí para fazer três seções da sua tatuagem polinésia. Em uma entrevista ele disse que o significado da sua tatuagem é: Resistência, proteção e lealdade à família.

Jason Momoa

tatuagem-masculina-maori-Jason-momoa

Além de ter feito Aquaman na liga da Justiça que basicamente é todo tatuado no estilo maori. Ele que nascido no havaí, e tem uma tatuagem no estilo em seu antebraço.

Chris Brown e Rihanna

tatuagem-masculina-maori-Chris-brown-e-rihanna

O cantor e a cantora fizeram a tatuagem tribal Moko em suas mãos, da maneira tradicional com um tatuador da Nova Zelândia. Provavelmente para representar o amor entre os dois, na época.

Agora fique com alguns exemplos de tatuagem masculina maori:

Gostou do post? Veja outros sobre tatuagem no nosso site!

Author

Amanda Ramos

Sagitariana, minimalista e anti-social por opção. Formada em moda, mas sou normcore. Desenhista desde sempre e amante da cultura geek.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*/